sexta-feira, 25 de maio de 2012

Lazarus sem menu no Unity

Recentemente resolvi dar uma chance para o Unity e o instalei no lugar do KDE, estou gostando bastante, porém uma coisa me incomodou um pouco, foi o fato de que ao utilizar o Lazarus sempre que eu preciso selecionar algum item do menu principal dele eu preciso clicar sobre a janela principal do Lazarus, já que o menu no Unity fica sendo mostrado apenas o da janela ativa, caso contrário ele fica sem menu.

Para resolver isso é relativamente simples, basta iniciar o Lazarus com um shell script contendo o seguinte código no início:


export UBUNTU_MENUPROXY=

Então vamos lá... vou fazer um passo a passo dividido em 2 etapas.

ETAPA 1 - Criar shell script de atalho

1) Abra um editor de textos que não grave formatação no texto, pico, nano, gedit, etc...
2) Crie um novo arquivo com o seguinte conteúdo:

#!/bin/bash
export UBUNTU_MENUPROXY=
# o comando abaixo eh o executavel do Lazarus, veja se esse eh o seu caso tambem
startlazarus-0.9.30.2

3) Salve o arquivo na pasta /usr/bin com o nome de startLazarusMenu

4) Dê permissão de execução no arquivo criado, abra um terminal de comando e digite:
sudo chmod +x /usr/bin/startLazarusMenu

Neste ponto você pode testar se realmente funciona tudo que foi feito, para fazer um teste, ainda no terminal de comando digite:

startLazarusMenu


Se tudo ocorreu como planejado o Lazarus deve ter sido executado com o menu principal fixado na janela principal e não mais no menu padrão do Unity.

Agora vem a segunda etapa, adicionar um atalho no Unity para esse shell script que criamos. Como não sou usuário antigo do Unity pode ser que essa segunda etapa exista uma forma mais fácil de fazer do que a que eu proponho aqui, mas dessa forma funcionou pra mim e como não estou com vontade de garimpar soluções no Google deixei assim mesmo. Claro, existe a opção de você teclar ALT+F2, digitar startLazarusMenu e executar sempre por essa opção, se você estiver satisfeito assim pare por aqui.


ETAPA 2 - Criar atalho no Dash

1) Abra um terminal de comando e digite:
cd ~/.local/share/applications/
cp lazarus-0.9.30.2.desktop lazarusMenu.desktop

2) Edite com um editor de textos que não grave formatação o arquivo criado no passo anterior (~/.local/share/applications/lazarusMenu.desktop) e altere a linha onde esta o comando de execução do Lazarus, altere de:

Exec=startlazarus-0.9.30.2 %f

Para:

Exec=startLazarusMenu

Feito isso você pode acessar o Dash e digitar Lazarus, como resultado da pesquisa provavelmente vai aparecer os links para acessá-lo, entre eles o que acabamos de criar, arraste-o para a barra de atalhos e seja feliz.

T+

Nenhum comentário:

Postar um comentário