quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ubuntu / Kubuntu 11.10 + placa wireless broadcom

Deixa eu adivinhar, você usava feliz e contente a sua placa de rede wireless no Ubuntu/Kubuntu 11.04 seguindo a dica Travando versão do driver da placa wifi Broadcom e agora fez a atualização para a versão 11.10 e parou de funcionar não é? Infelizmente (ou felizmente...) você não está sozinho....

Mas não se desespere, a minha voltou a funcionar, com alguns poréns, mas voltou....

Aparentemente esse é um problema apenas quando se faz a atualização, li muito na net e parece que todos que fizeram uma instalação limpa não passaram por isso.

Apenas para deixarmos claro algumas coisas, não sei se a solução servirá para a sua placa, pra minha foi a única forma que encontrei, então para ter certeza veja a versão da que está instalada no seu notebook e compare com o meu:


je@je:~$ sudo lshw -C network
[sudo] password for je:
   *-network
       description: Wireless interface
       product: BCM4311 802.11b/g WLAN
       vendor: Broadcom Corporation
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:03:00.0
       logical name: eth1
       version: 01
       serial: 00:19:7e:78:55:f2
       width: 32 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list ethernet physical wireless
       configuration: broadcast=yes driver=wl0 driverversion=5.60.48.36 ip=192.168.1.109 latency=0 multicast=yes wireless=IEEE 802.11bg
       resources: irq:17 memory:84400000-84403fff


Ou seja, a minha placa é uma BCM4311 (droga!!!!) e o driver atualmente utilizado é o 5.60.48.36.

O problema:
Fiz a atualização do 11.04 para o 11.10, atualizei tudo, inclusive o driver da placa na esperança deste problema já ter sido resolvido e quando dei o primeiro boot... bingo!!! A minha placa wireless não funcionava mais... grande novidade...

As tentativas que não funcionaram:
1) Segui a dica de voltar a versão antiga do driver, nada...
2) Atualizei novamente para a última versão do driver e segui a dica do próprio site da Broadcom que indica fazer uma espécie de patch para correção do problema em kernel 3 ou superiores, nada... mas pelo menos essa me deu uma ideia de como resolver o problema, claro, o problema está com a versão do driver nesse Kernel!!! Até esse momento eu não fazia a menor ideia do porque não funcionava.
3) Trocentas outras tentativas...

Então qual foi a brilhante ideia? Usar o 11.10 com o Kernel antigo haaaargggg!!!! Mas fazer o que????

Então pra fazer isso siga a seguinte dica:

Mudar a opção default de boot no grub

Neste caso, como eu ainda tinha o Kernel antigo instalado mesmo depois da atualização, apenas setei no Grub que eu quero fazer o boot utilizando o Kernel antigo.... WTF!!!!

E claro, nem pense em usar o driver novo da placa, mantenha o mesmo 5.60.48.36 da dica  Travando versão do driver da placa wifi Broadcom.

Não muito legal né? Mas funciona. E por favor, se alguém tem alguma dica de como fazer funcionar no Kernel 3 coloca nos comentários aí, vamos nos ajudar.

Juro, na próxima fez que eu for comprar um notebook e vier com essa placa eu jogo ele na parede...

Nenhum comentário:

Postar um comentário