sábado, 27 de agosto de 2011

Compilando um programa para Windows no Linux

Estou usando Linux desde 2006, mas sempre existe alguns projetos em que não se pode fugir do Windows e pra isso eu sempre dependia de uma máquina virtual pra poder desenvolver, o que requer muito processamento e consequentemente uma máquina boa, ou depender do micro dos outros já que eu não cai na história de instalar o Linux em dual boot, se eu tivesse feito isso provavelmente até hoje eu estaria escolhendo entre um ou outro na hora do boot...

Bom, durante os meus muitos anos de usuário do Windows, a minha ide padrão foi o Delphi, então não foi por acaso que acabei caindo no Lazarus, a compatibilidade é grande mas não é 100%, não espere pegar um projeto grande feito em Delphi e migra-lo para o Lazarus sem ter problemas, mas a história do post não é bem essa, o que eu pretendia fazer e consegui é criar um novo projeto na minha máquina Linux e compilar o código gerando binários para o próprio Linux e para o Windows.

Então vamos aos pré-requisitos que já devem estar instalados:
1) Sistema Linux (dããhhh), atualmente estou usando o Kubuntu 11.04
2) Lazarus v0.9.30
3) FPC 2.4.2
4) FPC CROSSWIN32 2.4.2

Você pode baixar os arquivos de instalação aqui.

Faça a instalação dos pacotes baixados, se você não sabe como, faça uma busca no Mr.Google que você vai encontrar vários links ensinando como fazer.

Depois de tudo instalado, abra um terminal e acesse o diretório de instalação do Free Pascal Compiler, por default é o /usr/lib/fpc/2.4.2 e digite o comando abaixo:

sudo make OS_TARGET=win32

Feito isso agora basta criar o seu projeto normalmente no Lazarus e selecionar o sistema operacional de destino que deverá compilar para criar o binário.

As telas a seguir mostram as opções:

1) Selecione Project -> Project Options...
Nesta tela escolha em 'Compiler Options' o sistema operacional na opção 'LCL Widget Type (various)'


2) Ainda nesta tela agora escolha em 'Code generation' o sistema operacional na opção 'Target OS (-T)'


Clique no botão Ok e acesse a opção do menu principal 'Run->Build', se você fez tudo certo será criado um arquivo .exe com o nome do seu projeto no diretório onde o projeto foi salvo.

É só isso!!!








Um comentário: